Yakisoba de Carne de Soja e Shiitake

Conheço muita gente que não é fã de legumes, porém quando se trata de yakisoba a história é diferente, já que é uma deliciosa maneira de servi-los. A quantidade de legumes e variedade é de acordo com sua preferência, como também o tamanho, só não recomendo que corte muito pequeno ou fino, porque poderão derreter ou ficar mole demais. O preparo é dividido em três partes (legumes refogados, macarrão e molho), porém não é difícil de se fazer não. Nesta receita que aprendi com meu pai, no lugar do molho com frango ou carne, faço o de carne de soja, e acrescento o shitake aos legumes. Usei potes de sobremesa como medida para a quantidade de legumes. Eles têm mais ou menos um tamanho e meio de xícara de chá.

Ingredientes

1 pacote de macarrão para Yakisoba
1 pote de cenoura picada
1 pote de pimentão picado
1 pote de couve-flor picada
1 pote de brócolis picado
1 pote de repolho picado
1 pote de shitake hidratado
1 pote de cebolinha picada
1 xícara de creme vegetal (ou margarina)

Para o molho:

1/2 xícara de shoyu
1/2 xícara de carne de soja tamanho médio
1/2 colher de sopa de gengibre passado no ralador fino
1/2 colher de açúcar
2 colheres de amido de milho
1 colher de sal

Modo de Preparo:

Para preparar o macarrão siga as orientações da embalagem da marca que você comprou, escorrendo o mesmo quando estiver al dente. Depois de escorrido, misture o macarrão com 1 colher de margarina, para ele não ficar grudado. Dica: para o macarrão ficar mais soltinho, e mais temperado, antes de colocá-lo na água quando fervida, coloque um fio de óleo e uma colher rasa de sal (ou um tablete de caldo de legumes, se preferir). Reserve.

Hidrate a carne de soja, e escorra a água 3 vezes, para tirar o gosto forte que ela tem. Acrescente o shoyu e o gengibre e reserve. Dissolva o amido de milho em uma xícara de água e leve ao fogo médio, mexendo até começar a engrossar. Acrescente a mistura de carne de soja, shoyu e gengibre e continue mexendo. Coloque o sal, açúcar e mexa. Desligue o fogo e também reserve.

Derreta o creme vegetal (ou margarina) em uma panela grande, e vá acrescentando os legumes de acordo com sua dureza. Comece refogando a cenoura, depois a couve-flor, brócolis, pimentão, shitake, repolho, e cebola. Coloque o sal a gosto (não exagere, pois ainda temos que adicionar o molho) e por último a cebolinha. Junte o molho aos legumes e em seguida o macarrão; mexa com uma garfo grande, para não empapar.

O yakisoba é um dos pratos mais conhecidos da culinária oriental, é saudável e saboroso, e a vantagem de fazê-lo em casa é que o preço total, para servir 8 pessoas em média, costuma ser o preço de cada prato em restaurantes. Bom apetite!!

Preço médio da receita: 11,00
Rendimento médio: serve 8 pessoas
Dificuldade: Médio
Tempo de preparo: 45 minutos
Receita Vegan

Mais imagens (clique para ampliar):

 

Publicidade
Post anterior
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: