Quibe de Carne de Soja

Quibe é um prato típico da culinária árabe, que pode ser frito ou assado. É também uma das receitas feitas com carne de soja mais apreciadas; foi inclusive uma das primeiras que experimentei. Quando bem temperado fica tão gostoso quanto o original, inclusive  recebi o elogio do Marco, que a seguinte receita foi o melhor quibe que ele já comeu, contando com os de carne também. Muitas pessoas costumam colocar ovo e farinha para dar liga ao quibe, nunca tive este costume, prefiro o quibe mais molinho; uso a margarina, que ajuda a dar liga e também a dar um sabor a mais no quibe. Se quiser deixar o quibe mais firme, acrescente ovo e farinha de trigo. Esta receita é para quibes assados.

Ingredientes:

5 dentes de alho
1 cebola média
8 colheres (de sopa) de cheiro verde
8 colheres (de sopa) de azeite
5 colheres (de sopa) de azeitona
2 colheres (de sopa) de margarina
1 xic e meia (de chá) de trigo para quibe
2 xic (de chá) de carne de soja
sal à gosto
pimenta do reino à gosto

(Opcional: um ovo e uma xícara de farinha de trigo para o quibe ficar mais firme. E creme vegetal para a receita ser vegan.)

Recheio

À gosto: queijo mussarela, requeijão, molho de tomate, legumes refogados, enfim, o que você preferir.

Modo de Preparo:

Hidrate o trigo para quibe e a carne de soja em água quente, o trigo precisa ficar meia hora, a carne de soja em 10 minutos está boa. Enquanto isso pique os ingredientes: cheiro verde, azeitona, cebola e amasse os dentes de alho.
Refogue o alho no azeite, em seguida junte a cebola, depois a carne de soja ( escorra bem a água usada na hidratação). Mexa e tempere com o cheiro verde, a azeitona, o sal e a pimenta do reino. Deixe refogar bem e desligue. Coloque as duas colheres de margarina, que ajudarão à dar liga no quibe, e em seguida seque bem o trigo, com o auxilio de uma peneira,  junte na panela, misture e reserve. (Se quiser que o quibe fique mais firme, mais durinho, acrescente um ovo e uma xícara de farinha de trigo, e mexa bem). Pré aqueça o forno.
Coloque metade da mistura em uma assadeira, apertando bem contra a mesma, em seguida o recheio, e depois o restante do quibe temperado, apertando levemente. Polvilhe queijo ralado em cima, e leve ao forno, deixando o quibe assar por cerca de 30 minutos.

Sugestões

Recheie o quibe com o queijo mussarela e coloque molho de tomate temperado em cima, cubra com mais mussarela e depois com o restante da mistura.
Rechear o quibe com legumes refogados como brócolis, abobrinha, cenoura, fica muito bom também.

Preço médio da receita: 7,00
Rendimento médio: serve 6 pessoas
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 50 minutos
Receita Lacto-Vegetariana
Post anterior
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: