Proteína Texturizada Xadrez

Essa receita é uma adaptação. Aprendi a fazer em um dia em que meu pai preparava o tradicional frango xadrez para o almoço; me perguntei: por que não fazer uma versão vegetariana?
Depois de alguns testes cheguei a este resultado. Deixar a proteína de molho no shoyu e gengibre ajuda muito no sabor. É gostoso comer quentinho, mas uma dica é deixar a PTS xadrez  descansando algumas horinhas para o molho curtir melhor, esquentar e aí sim servir. Outra dica é que se você quiser refogar a pts em meio tablete de caldo de legumes, antes de colocar os outros ingredientes, fica ótimo!

Espero que gostem!

Ingredientes:

1 cebola picada
3/4 de xícara de shoyu
1 1/2 colher sopa rasa de amido de milho
1 xícara de amendoim descascado
1 xícara de proteína texturizada de soja grande
1 xícara de broto de bambu
1/2 colher de gengibre ralado
1 xícara de pimentão amarelo
1 xícara de pimentão verde
1 xícara de pimentão vermelho
Sal

Modo de Preparo:

Ferva 3 xícaras e meia de água, hidrate a proteína e coloque o shoyu. Rale o gengibre e adicione na vasilha da proteína, mexa bem e deixe descansar.
Pique a cebola em quadradinhos, assim como o pimentão vermelho, o verde e o amarelo. Faça o mesmo com o broto de bambu.
Escorra a proteína de soja, assim que ela estiver suficientemente hidratada (mais mole) e reserve a água. Em uma panela coloque 3 colheres de sopa de óleo vegetal e refogue a proteína, em seguida acrescente o broto de bambu, depois os pimentões, mexendo bem, e por último adicione a cebola à mistura. Cuidado para os ingredientes não ficarem muito moles.
Misture o amido de milho com a água com shoyu e gengibre e despeje na panela.
Tempere com sal a gosto e coloque o amendoim. Refogue por mais um minutinho e desligue.
Está pronto!

Preço médio da receita: 6,50
Rendimento médio: 4 pessoas
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 25 minutos
Receita Vegan
Publicidade
Deixe um comentário

12 Comentários

  1. Oi,
    vocês repetiram o pimentão verde. Acho que o correto, segundo o vídeo, seria pimentão vermelho, não?

    Abraço

    Responder
  2. Oi Paula … adorei seu blog! Vou fazer essa receita, a foto está me deixando com água na boca. Também sou vegetariana e adoro cozinha. Visite o meu blog: http://www.cozinhadaro.blogspot.com

    Beijos, Rosana

    Responder
    • Oi Rosana! fico feliz que tenha gostado!
      Espero que goste da receita, aceito sugestões também!
      Parabéns pelo seu blog! e olha que coincidência, ontem mesmo eu estava atrás de um bolo de rolo, cliquei e a primeira receita que me aparece Bolo de rolo!! huahaua
      Um abraço! e sucesso com Cozinha da Rô!

      Responder
  3. Aline Toulouse

     /  02/19/2012

    Oi Paula, Amei esse site! Parabéns!
    Estou preparando agora esse prato e gostaria de dar uma sugestão que pra mim acho importante porque não tenho muito tempo para cozinhar…rs Colocar na legenda o tempo de preparo, o que acha? bjos!

    Responder
    • Fico feliz que tenha gostado Aline!!
      Não tinha pensado nisso, obrigada pela dica! Realmente vai ajudar as pessoas. Vamos ver de como encaixar isso, mas acho que na legenda já ajuda né?beijos!!

      Responder
  4. Paula, hoje fiz essa receita e ficou muito boa! Só achei a quantidade de água um pouco grande… tive que deixar secando um tempo (o que deixou os pimentoes megacozidos e moles) e colocar quase o dobro de maisena pra engrossar! Beijo

    Responder
    • Oi Lia! Fico feliz que tenha gostado!! (:
      Que estranho, sempre faço a receita com a mesma quantidade de água e maisena e dá certinho, tanto que testo bastante antes de por no blog. Inclusive esta Pts xadrez fica com pouco caldo, tanto que teve uma leitora me perguntando se era normal ter pouco mesmo, já que o original possui bastante.
      Acredito que deve ser pela marca da proteína de soja, as vezes a marca, ou não sei safra (não entendo direito) que você comprou era mais mole que as outras e não ficou tanto tempo fervendo ( evaporando água também, portanto), ai acarretou em um maior acúmulo de água. Preste atenção na pts quando for fazer outras receitas e ver se o tempo de preparo é o mesmo, como estou acostumada com as marcas que sempre compro então costuma dar o mesmo resultado. Mas a cozinha é isso mesmo, tudo uma questão de testes e adaptações. Obrigada pelo comentário! Beijo!

      Responder
  5. Ana Paula

     /  02/06/2013

    Amei a receita, fiz e ficou deliciosa! Coloquei cerca de 2/3 da água, e, depois de colocar mais amido e ficar um tempo com a panela no fogo, desisti de engrossar o caldo. Ficou um tanto só mais espesso que a água. Mesmo assim, ficou mtoooo bom!! Amei seu site! Bjo

    Responder
    • Olá, Ana Paula!!
      Obrigada pelo comentário!! Fico feliz que tenha gostado! O caldo não é muito muito mais grosso que isso não..na verdade é porque eu prefiro ele mais líquido.. Mas na próxima vez caso quiser coloque mais amido! Muito obrigada pelo elogio, volte sempre, comente, opine, adorarei! Beijos!!

      Responder
  1. Proteína Texturizada (Carne de Soja) Xadrez | ViSta-se
  2. PTS Xadrez VEGAN via PRESUNTO VEGETARIANO « Volto a bordo de um cometa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: