Bolinha Verde de Mandiokejo

bolinha verde de mandiokejo
Um delicioso aperitivo vegano, e bem fácil de fazer!

Ingredientes:

1 xícara (de chá) de brócolis cozidos, picados grosseiramente
3 colheres (de sopa) de cebola picada
1 xícara (de chá) de leite de soja sem sabor
1 xícara (de chá) de água
3 colheres (de sopa) de creme vegetal
6 colheres (de sopa) de cheiro verde
1 tablete de caldo de legumes
2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
Sal à gosto
Farinha de rosca para empanar

Opções de recheio:
Mandiokejo*, legumes picadinhos, tomate seco, cogumelo temperado, manjericão, ou algum outro ingrediente de sua preferência.

Modo de preparo:

Em uma panela doure a cebola no creme vegetal, acrescente o caldo de legumes, em seguida o brócolis e refogue. Adicione o leite de soja e a água e deixe levantar fervura. Se preferir, coloque uma folha de louro à mistura.
Acrescente o cheiro verde e tempere com sal (ou outros temperos de sua preferência) à gosto. Bata a mistura no liquidificador até tudo ficar uniforme, e devolva para a panela para levantar fervura novamente. Quando a mistura estiver fervendo, abaixe o fogo e acrescente a farinha de trigo.
Misture bem, até a massa ficar uniforme, desligue o fogo e tampe a panela com uma toalha, deixando a massa descansar para poder misturar. Caso ainda ficarem pequenos pedacinhos de farinha dispersos, sove um pouco a massa depois de fria.
Com a temperatura mais baixa para o manuseio, enrole bolinhas com cerca de 3cm de diâmetro. Faça buraquinhos no meio e acrescente o recheio de sua preferência.

Dica de recheio:
Na minha receita preparei o Mandiokejo firme, como indicado na embalagem, porém apenas metade foi suficiente para o recheio. Refoguei o Mandiokejo preparado em uma panela com folhas de manjericão picadas e orégano, por apenas alguns minutos, que foram suficientes para a mistura ficar com uma coloração diferente do preparado original. Deixei esfriar.
Passei um pouco de creme vegetal nas mãos e enrolei pedacinhos pequenos de Mandiokejo, com no máximo 1 cm de diâmetro. Fiz um furo no meio de cada bolinha, acrescentei o Mandiokejo temperado, puxei a própria massa da bolinha para fechar, e ajeitei com os dedos, para ficar liso. Procure deixar a bolinha bem fechadinha, para ela não abrir enquanto frita. Molhei levemente as mãos e enrolei novamente as bolinhas, alisando mais ainda, e empanei na farinha de rosca.
Você pode também rechear com legumes ou pts temperadinha, ou o que for de sua preferência.

Frite as bolinhas em óleo quente até ficarem douradas. Deixe-as escorrer sobre papel toalha para secar o óleo.
Caso queira congelar, congele-as sem fritar.

Espero que gostem e bom apetite (:

Preço médio da receita: 6,00
Rendimento médio: 30 bolinhas de +/- 3 cm
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 50 minutos
Receita Vegana

*Mandiokejo é um produto que pode ser encontrado no site: Quebra-Cabeça

Post seguinte
Deixe um comentário

6 Comentários

  1. Viviane

     /  07/20/2012

    Adorei a receita!
    Encontrei-a na categoria assados; mas vejo que na receita diz para fritar. Será que funciona assado também?
    Parabéns pelo excelente trabalho neste Blog!

    Responder
    • Fico feliz que tenha gostado, Viviane, e muito obrigada pela observação! Eu não tinha notado, inclusive já troquei para a categoria de fritos. Ainda não tive a oportunidade de fazer assado ainda, mas assim que testar posto no blog. Abraços e seja sempre bem vinda!

      Responder
  2. Alex Rodrigues de Morais

     /  08/03/2012

    Olá, qual leite de soja sem sabor que posso usar? Não sei exatamente o que seria um sem sabor.

    Responder
    • O leite sem sabor seria o que não possui frutas ou açúcar, como os famosos sucos de soja ( de morango, uva, e vitamina de frutas). Está escrito puro ou sem adição de açúcar. Um exemplo é o “Mais Vita, Pura Soja”, da Yoki.

      Responder
  3. mariana

     /  09/01/2012

    Paula, o que é Mandiokejo? é um tipo de produto de mandioca com gosto de queijo? Serve para usar em pizas, lasanhas e coisa e tal? entrei no site do quebra-cabeça, mas não explicam exatamente o que seria. Vou fazer essa receita aqui em casa.
    Abraços!

    Responder
    • Oi Mariana, tudo bem? O Mandiokejo é um queijo vegan, como é feito certinho não ser dizer, parece que tem fécula de mandioca na composição, mas não tem nada a ver o gosto não! O Mandiokejo é feito a partir de um preparado em pó, óleo e água. A gente compra em pó da Quebra-Cabeça e prepara antes de consumir. É bem gostoso, e tem a textura ótima!! Substitui muito bem a mussarela, embora não tenha nada a ver o gosto. Já usei em pizza, canelone, panquecas, recheios de algumas coisas e até sanduíches na chapa. Espero que goste da receita! Abraços!

      Responder

Deixe um comentário