Shiitake recheado com Gorgonzola e Cream Cheese

Shitake recheado com gorgonzola e cream cheese
Acho que esta é a receita mais cara daqui do blog, e também uma das mais saborosas, e é fácil e rápida para ser feita também. Caso queira fazer um jantar especial para alguém, esta é uma ótima pedida! Acompanhado de um bom vinho branco fica magnífico!

Ingredientes:

200g de shiitakes frescos inteiros ( de preferência com mais de 5cm de diâmetro)
3 colheres (de sopa) de cream cheese
3 colheres (de sopa) de creme de leite
4 colheres (de sopa) de cheiro verde picado
1/2 colher (de sopa) de manjericão picado
1 colher (de sopa) de margarina
1 colher (de sopa) de shoyu
1 dente de alho picado
50g de queijo gorgonzola
2 colheres de sopa de cebola picada
Sal a gosto

Modo de preparo:

Primeiramente lave os shiitakes e retire seus cabinhos com o auxílio de uma faca; reserve os cabinhos.
Passe um pouco de sal em volta de cada shiitake. Em uma frigideira ou panela grande o suficiente para caber os shiitakes lado-a-lado, derreta a margarina e disponha os cogumelos virados para baixo. Tampe a panela e deixe refogar por cerca de 1 minuto em fogo baixo.
Adicione o shoyu sobre os shiitakes e deixe refogar por mais um minuto e desligue. Enquanto os shiitakes refogam, coloque o gorgozola picado por 30 segundos no microondas, depois de derretido, acrescente o cream cheese, o creme de leite, o manjericão e duas colheres de sopa do cheiro verde. Misture, tempere com sal caso veja necessidade, e reserve.
Em uma assadeira untada com margarina ou azeite, disponha os shiitakes com a área que ficava o cabinho virada pra cima. Uma observação: antes de colocá-los na frigideira, dê uma leve apertadinha neles contra a panela, com o auxílio de uma colher, pra escorrer o excesso de líquido.
Aproveitando a mesma panela em que os shiitakes foram preparados, refogue o alho, a cebola, adicione os cabinhos (previamente picados em pedaços menores) e tempere com um pouco de sal e com o restante do cheiro verde.
Coloque o creme feito com o gorgonzola e o cream cheese sobre os shiitakes, evitando que vaze para os lados, e em seguida distribua os talinhos refogados sobre cada cogumelo recheado.
Asse em forno médio pré aquecido por 10 minutos.

Preço médio da receita: 13,00
Rendimento médio: serve até 4 pessoas
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 15 minutos
Receita Lacto-Vegetariana

Receita adaptada do blog: Banquete Virtual

Post anterior
Deixe um comentário

4 Comentários

  1. Patricia

     /  08/05/2012

    Oi! Que bacana que vc adaptou a receita e também gostou da combinação! esta é bem levinha e gostosa, né? Vou aproveitar e conhecer seu blog, já vi que tem muita coisa gostosa! beijos. patricia

    Responder
    • Oi Patricia! A receita é maravilhosa mesmo! Vi uns shiitakes recheados com outros queijos, mas gorgonzola era o queijo perfeito para ele mesmo! (:

      Responder
  2. Paula…não sou vegetariana, mas amoooo shitake e shimejii….também uso proteína de soja em casa, também como forma de dar uma alimentação saudável e completa pra minha filhinha de três anos…estou passando para visitar todos os blogs que participaram do encontro gourmet. Infelizmente não tive tempo de conhecer todo mundoo…queria ter falado com todoss…rsrs…a loka né!!! Seu blog é uma delíciaaa!! Parabénss!! Bjsss

    Responder
    • Oi Patrícia!!! Obrigada pela visita e pelo comentário! Poxa, que bacana!!
      Também estou fazendo isso, visitando os blogs do encontro.. Também lamento não ter conhecido todos.. Passou bem rápido, mas haverão mais eventos!
      Conheci seu blog também através do evento e amei! Até curti lá no Facebook pra ir acompanhando mais de perto.. O layout, as fotos, tudo está uma graça!! e dá pra perceber que foi feito com muito carinho, Parabéns!! beijão!

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: